Por Rev. Nelson G. Abreu Júnior.

O IBAA é um órgão de ensino reconhecido pela igreja Presbiteriana do Brasil. Ele foi fundado em novembro de 1988, e seu objetivo sempre foi o de ensinar e preparar pessoas para atuar e servir na Igreja. A visão de ensino do IBAA é a teologia reformada. A teologia reformada é uma cosmovisão através da qual a interpretação do mundo e da história humana é lida pelas lentes das Escrituras.                                                                                                                                                                       Como um órgão oficial da Igreja Presbiteriana do Brasil, o IBAA segue padrões confessionais fundamentados nas Escrituras Sagradas como fonte normativa para a boa teologia. A Confissão de Fé de Westminster, é um dos documentos históricos adotados pela IPB na formulação teológica de suas instituições.
Os alunos do IBAA recebem instruções fundamentadas numa cosmovisão reformacional, com base nas Escrituras Sagradas e nas confissões. Assim, eles aprendem a entender o mundo à sua volta, na perspectiva do próprio Deus.
As Escrituras em 1Co2.16 diz: “Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo”. Capacitados com a mente de Cristo, somos habilitados a entender as coisas da vida da forma como Deus nos instrui.
As lentes das Escrituras são a única alternativa para consertarmos nossa visão. Só deixaremos de ver os homens como árvores e o mundo sem a idolatria do panteísmo, quando nossos olhos enxergarem corretamente as coisas, através dos óculos das Escrituras.

Esse é o grande desafio do IBAA, te conduzir mais e mais perfeito em Cristo e, ao mesmo tempo, habilitado para toda boa obra. Que Cristo cresça e nós diminuamos dia-dia, conhecendo-o mais e mais.

* Bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano Rev. José Manoel da Conceição (1999) e mestre em Teologia Sistemática pelo Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (M.Div., Teologia Sistemática). É pastor da Igreja Presbiteriana Betânia, em Cuiabá, e leciona no Instituto Bíblico Rev. Augusto Araújo.