Palavra do Diretor

“Os campos já estão brancos para ceifa.” João 4.35

 

O IBAA é uma instituição de teologia reformada que faz parte da grande tradição dos institutos Bíblicos Norte Americanos. Os Institutos Bíblicos, tem a sua origem nos movimentos de defesa da ortodoxia, contra o Liberalismo Teológico, nos idos da década de 20 e 30, e nasceram da necessidade prática de formação ministerial num ambiente fé, vida e piedade, na contramão da secularização cada vez maior e academicismo frio de muitas instituições outrora reformadas, que deixando sua herança teológica, se abriram as teologias imanentistas, ocasionando grande declínio espiritual.

Um Instituto Bíblico é uma instituição fortemente vinculada as igrejas locais, e o seu propósito principal é o ensino em profundidade das Sagradas Escrituras, com um discipulado, que ocorre num ambiente de fé e piedade. Uma verdadeira incubadora de piedade e ortodoxia. A minha primeira formação teológica foi nesta instituição, a cerca de 20 anos passados. Desta formação inicial, dei prosseguimento aos meus estudos chegando ao Doutorado em ministério, e a direção desta casa. Nesta trajetória tive acesso a muitas correntes teológicas, linhas de ministério, e experiências ministeriais, mas jamais perdi o foco de uma fé viva e pessoal em Jesus Cristo, o zelo evangelístico e missionário e a subscrição de uma fé conservadora e teologia reformada. Reputo isto, a excelente formação deste Instituto Bíblico, centrada no tripé, vida cristã, teologia e serviço, valores estampados em nossa logomarca.

O IBAA como uma instituição de ensino oficial da IPB, fundado 1988, tem como objetivo a formação de obreiros-evangelistas para a evangelização e plantação de igrejas nos campos do Brasil e do Mundo, além de capacitar cristãos para o serviço qualificado no Corpo de Cristo, para que conheçam bem as escrituras, e proclamem a bendita mensagem da salvação neste vasto campo que o Senhor nos tem confiado. Existe uma urgência no chamado de Jesus e, como o Senhor mesmo nos ensina, os campos já estão brancos para a Ceifa.

Rev. Manoel G. Delgado Jr.

Relatórios 2023